Morrer por quatro hectares de milho

agosto 23, 2011 at 1:02 pm Deixe um comentário

“Minha primeira incursão jornalística na Guatemala denuncia a impunidade que favorece a polícia do país que disparou em um fazendeiro que defendia quatro hectares de milho. O contexto é a monocultura para exportação, desnutrição e um Estado que está caindo aos pedaços. O que acontece na Guatemala é quem muitas vezes, ‘os donos não são proprietários’ como o filme de Berlanga. O que está por trás do terror.
Publicado simultaneamente no PUBLICO e Plaza Publica, um portal de jornalismo da Guatemala. Eu acho que é importante para tentar influenciar as duas empresas, guatemalteca e espanhola.” Alberto Arce.

Alberto Arce é jornalista, fotógrafo e dirigiu To Shoot an Elephant, um filme-documentário que mostra a crueldade com que os palestinos são tratados pelo governo de Israel.
Como jornalista cobriu os conflitos na Líbia e tem ótimos relatos sobre o cotidiano dos rebeldes, civis comuns, estudantes, mecânicos, vendedores. Pessoas como nós que decidiram lutar pela liberdade sem nenhum preparo militar, movidos apenas pela sede de justiça.

A matéria que sugiro é exatamente sobre o comentário do jornalista citado no início do post. Hoje ele está na Guatemala e mostra com fotos, vídeos e ricos textos descritivos como é a vida dos camponeses de lá. Vocês poderão perceber como a grilagem de terra é uma dura realidade para trabalhadores rurais.

Para ler a reportagem, clique na imagem abaixo. Essa ilustração é de Carlos Latuff, o cartunista chamado de “traço-bomba”, por desenhar charges cheias de crítica e contexto político.

Anúncios

Entry filed under: Uncategorized.

Dublê de filho de Saddam relata rotina de estupros e torturas Escola de rock. Rock baiano, alagoano, reinventado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


No Twitter

No Facebook

Flickr Photos

Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 102 outros seguidores


%d blogueiros gostam disto: